Água
Atualmente, o município é abastecido a partir de duas Estações de Tratamento de Água (ETAs): bairro Floresta e Linha São Paulo. A Concórdia Saneamento investirá R$ 76 milhões no sistema, ampliando a capacidade da ETA Linha São Paulo.
O plano de negócios da empresa também prevê ações para reduzir as perdas de água tratada no sistema, promovendo a setorização de redes de abastecimento e outras ações operacionais. Atualmente, as perdas de água tratada no sistema estão em 53% da água tratada.
Ainda está prevista a construção de uma nova unidade de captação de água, no Rio Uruguai.
Nas Estações de Tratamento de Água, a água bruta passa por diversos processos até estar apta para o consumo. Todas as etapas são controladas regularmente pelos nossos analistas, para a garantia da qualidade da água.
Conheça essas etapas:
-
Coagulação – Aplicação de um coagulante com a função de aglomerar as partículas sólidas para a formação em flocos.
-
Decantação – Etapa na qual os flocos formados na etapa de coagulação, com o auxílio da gravidade, se movimentem e se fixem no fundo, havendo assim a separação do sólido do líquido.
-
Filtração - Nesta fase a água passa por filtros formado por carvão e areia, com o objetivo de reter as partículas menores;
-
Desinfecção – Produtos químicos são aplicados para a desinfecção e eliminação de microrganismos que podem causar doenças;
-
Fluoretação - A etapa final consiste na aplicação de flúor na água para prevenção de cáries dentárias.
Para o tratamento nos poços, o processo é um pouco diferente. Neles, ocorre apenas a simples desinfecção e, se necessário, a fluoretação.