Ação de logística reversa vai coletar resíduos na Rua Coberta neste sábado

Concórdia Saneamento recolherá óleo de cozinha usado, um dos principais poluentes da água e dos recursos naturais
Você sabia que uma única gota de óleo de cozinha pode contaminar até mil litros de água? Esse resíduo - uma mistura de substâncias (ácidos graxos insaturados) - é um vilão perigoso para o ambiente quando descartado de forma incorreta. Ele compromete a qualidade da água, do solo e até mesmo do ar, além de impactar a infraestrutura pública. Para promover a correta destinação do óleo de cozinha usado, a Concórdia Saneamento está se unindo à prefeitura de Concórdia e a outras entidades em uma ação de logística reversa, alusiva ao Dia Mundial da Água, no sábado (22).
A prefeitura está organizando um ponto de recolhimento na Rua Coberta, das 7h às 12h, e está convidando a comunidade para levar eletrônicos inservíveis, pilhas, baterias, lâmpadas, pneus, tampinhas plásticas e óleo de cozinha, para o descarte correto. Cada entrega será recompensada com a doação de uma muda de árvore nativa.
A Concórdia Saneamento se engaja na ação disponibilizará um recipiente exclusivo para a coleta do óleo de cozinha, que depois ficará disponível na loja de atendimento da concessionária, na Travessa Lamonatto, 154, no Centro.
Como descartar o óleo de forma segura?
Para garantir um descarte eficiente e evitar vazamentos que podem comprometer a coleta e o transporte, o óleo de cozinha usado deve ser armazenado em uma garrafa PET bem fechada antes de ser levado ao ponto de coleta.
- Não despeje o óleo diretamente no lixo ou nos ralos.
- Aguarde o óleo esfriar e armazene-o em uma garrafa plástica limpa e seca.
- Leve a garrafa bem fechada até o ponto de coleta para garantir um descarte seguro.
Por que o óleo de cozinha é um vilão ambiental?
Nos rios e lagos
O óleo não se dissolve na água, criando uma película que impede a entrada de luz e oxigênio. Isso pode sufocar e matar peixes, além de comprometer o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos. No solo
Se jogado no solo ou descartado no lixo comum, o óleo de cozinha pode se infiltrar e chegar até o lençol freático, contaminando a água subterrânea. Além disso, pode formar uma camada impermeável no solo, dificultando a infiltração da água da chuva e aumentando o risco de enchentes.
No ar
Durante a decomposição do óleo de cozinha jogado no ambiente de forma incorreta, os microrganismos liberam gás metano, um dos principais responsáveis pelo aquecimento global.
Nos encanamentos
O óleo descartado no ralo da pia gruda nas paredes dos canos, retendo partículas sólidas e formando crostas que podem entupir a tubulação. Isso causa transbordamento do esgoto e aumenta o uso de produtos químicos para desobstrução, elevando ainda mais os níveis de poluição da água.
Reciclagem é a melhor saída!
Estima-se que cada brasileiro consume, em média, 15 litros de óleo de cozinha por ano. Se cada família descartasse apenas um litro de óleo a cada mês, o impacto ambiental seria gigantesco.
A boa notícia é que existem diversas formas de reaproveitamento sustentável do óleo usado:
✔ Produção de sabão biodegradável
✔ Transformação em biodiesel
✔ Fabricação de tintas a óleo
✔ Uso na produção de massa de vidraceiro
Faça a sua parte! Separe o óleo usado, armazene corretamente em uma garrafa PET bem fechada e entregue nos nossos pontos de coleta. Pequenas atitudes geram grandes impactos!