Cheia no Rio Jacutinga prejudica captação de água bruta e ameaça abastecimento em Concórdia

Cheia no Rio Jacutinga prejudica captação de água bruta e ameaça abastecimento em Concórdia

Há risco de interrupção total na captação e consequente paralisação das estações de tratamento, levando à suspensão completa do abastecimento de água em toda a cidade

A cheia do Rio Jacutinga está prejudicando a captação de água bruta em Concórdia na manhã desta quinta-feira, dia 1º. A Concórdia Saneamento informa que o nível elevado do rio, aliado à alta turbidez e ao arraste de grande quantidade de material, está impossibilitando a operação contínua das bombas de captação.

O acúmulo de detritos provoca o entupimento dos crivos, que funcionam como filtros das bombas, dificultando o funcionamento do sistema. Com isso, o abastecimento de água em Concórdia está diretamente afetado.

A concessionária alerta que há risco de interrupção total na captação ainda nesta quinta-feira, o que pode ocasionar a paralisação das estações de tratamento e, consequentemente, a suspensão completa do abastecimento de água em toda a cidade.

Diante do cenário, a Concórdia Saneamento pede que a população economize água ao máximo até que a situação do Rio Jacutinga seja normalizada. A concessionária informou que fará atualizações sobre o abastecimento a cada duas horas.

De forma imediata, os bairros Estados, Petrópolis, Gruta, Contorno, parte alta do Arvoredo, Sintrial e Natureza devem apresentar problemas no abastecimento já nas primeiras horas. A orientação é para que a comunidade acompanhe os comunicados oficiais e utilize a água de forma consciente, priorizando apenas atividades essenciais.

Galeria de imagens