Concórdia Saneamento inicia substituição de hidrômetros antigos no Centro da cidade

Concórdia Saneamento inicia substituição de hidrômetros antigos no Centro da cidade

Serviço não tem custos para os clientes e vai padronizar serviço, assegurando a medição correta da água consumida 
 

A Concórdia Saneamento inicia nesta segunda-feira (17) a substituição de hidrômetros antigos na região central de Concórdia. A ação faz parte do plano de modernização dos medidores e será realizada sem custo para os clientes. Serão trocados cerca de 150 hidrômetros semanalmente, com meta de renovar mais de 3 mil unidades em seis meses. Somente em 2025, já foram substituídos aproximadamente 1,2 mil medidores dos cerca de 22 mil existentes. 

O trabalho será executado por funcionários da Concórdia Saneamento e de uma empresa terceirizada, devidamente identificados e uniformizados. O foco é substituir medidores com mais de sete anos de uso ou que apresentem danos ou funcionamento irregular. “Isso faz parte de nossa meta contratual para renovação dos ativos da cidade”, explica o superintendente da Concórdia Saneamento, José Roberto Epstein.

A concessionária solicita que os clientes permitam o acesso dos profissionais ao quadro do medidor para a troca. A definição dos imóveis atendidos será feita pela própria concessionária, com o objetivo de garantir maior confiabilidade na medição do consumo.

A renovação vai padronizar o serviço com a instalação do cavalete em abrigo, no lado de fora do imóvel, assegurando a medição correta da água consumida e evitando distorções nas faturas. A troca do medidor é realizada quando a companhia constatar que o medidor de consumo de água do imóvel está com a vida útil de funcionamento esgotada (mais de cinco anos), de acordo com a Portaria 246/2000 do Inmetro. 

Responsabilidades

Conforme a Resolução 19/2019 da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris), o hidrômetro é parte integrante da ligação predial de água e pertence à concessionária do serviço. A empresa é responsável por instalar, manter, calibrar e substituir o medidor, seguindo recomendações técnicas e metrológicas oficiais.

O usuário é responsável pela guarda e pela preservação do medidor instalado no imóvel. Ele tem a obrigação de, conforme a resolução da Aris, permitir acesso para troca ou manutenção de medidor, realização de leitura e inspeções. Se não atender às solicitações para permitir acesso ao hidrômetro, o cliente está sujeito a multa, ressarcimento de danos e ainda ter o fornecimento de água interrompido.

A Concórdia Saneamento salienta que a substituição ocorrerá somente por conta do tempo de instalação ou alguma indicação de dimensionamento incorreto ao consumo medido mensalmente no imóvel.