Concórdia Saneamento intensifica conserto de vazamentos ocultos identificados por geofonia

Equipe operacional realizará conserto na Rua Marechal Deodoro à noite, impactando abastecimento de vários bairros
O combate aos vazamentos ocultos na rede de abastecimento de água de Concórdia foi intensificado nesta terça-feira. Durante a manhã, a Concórdia Saneamento consertou duas redes danificadas que desperdiçavam grandes volumes de água, nos bairros Floresta e na região do cruzamento entre as rodovias Caetano Chiuchetta (SC-283) e Pedro Rogério Garcia. Para a noite, está prevista uma intervenção, às 19h, na Rua Marechal Deodoro, próximo à rótula da Rua 29 de Julho, com manobras na rede sendo iniciadas às 17h. A operação deve impactar o abastecimento da região.
O trabalho na Rua Marechal Deodoro visa ao reparo de uma tubulação de 200 milímetros, que está drenando a água tratada para a rede pluvial. A intervenção deverá impactar o abastecimento dos bairros Industriários, Itaíba, Cristal, Flamengo, Sunti e parte do Industrial e do Centro. A previsão é de que os trabalhos se prolonguem até a meia noite. O abastecimento será retomado gradualmente após a conclusão do serviço e pode levar 24 horas. Neste período, o consumo de água deve ser consciente.
Floresta
Ainda pela manhã, equipes operacionais da concessionária consertaram dois vazamentos ocultos identificados pelo trabalho de escuta ativa por meio de geofones. Na Rua Ivo Biezus, nas proximidades da Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Floresta, o rompimento de um cano de PVC de 110 milímetros estava ocasionando a perda de cerca de 10 mil litros de água por hora. A equipe operacional substituiu parte da tubulação que apresentava uma rachadura de cerca de 30 centímetros de extensão. O conserto deverá melhorar a disponibilidade de água na região.
Contorno
Ainda durante a manhã, uma rede de 63 milímetros foi consertada entre as rodovias Caetano Chiuchetta (SC-283) e Pedro Rogério Garcia. O vazamento oculto foi identificado em um barranco próximo à rotatório e à entrada do Cemitério Parque Concórdia. O vazamento estava comprometendo o abastecimento na região.