Entupimento em sistema de esgoto acende alerta para a destinação correta de resíduos

Concórdia Saneamento executou operação de manutenção em bomba de circulação de lodos na ETE Queimados
A Concórdia Saneamento realizou na terça-feira (15) serviço de manutenção em uma bomba de recirculação de lodos da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Queimados, no bairro Santa Rita. A recirculação de lodos é uma etapa importante do processo de tratamento de esgoto e visa a manter os micro-organismos vivos. A bomba fica localizada dentro de um poço e sofreu entupimento, causado principalmente por resíduos incorretos lançados na rede de esgoto.
A operação mobilizou colaboradores da concessionária e terceirizadas e foi acompanhada pelo técnico de segurança de trabalho da Concórdia Saneamento. A equipe envolvida na limpeza é treinada para trabalhar em espaços confinados como o poço da ETE. Uma das ações preparatórias para a tarefa foi a medição de gases no local, para evitar riscos de acidente de trabalho.
Todos os equipamentos de proteção coletiva e individual (EPCs e EPIs) necessários para a atividade foram disponibilizados para a equipe, como por exemplo o tripé que permite o resgate do operador caso necessário. A coordenadora da ETE, Sirlei Brignoli, destacou que todas as atividades realizadas na ETE foram contempladas com segurança e executadas com eficiência.
FAÇA SUA PARTE
- Não joque óleo de cozinha e gordura na pia, bituca de cigarro, absorventes, fraldas entre outros resíduos sólidos na rede de esgoto. Esses produtos entopem as tubulações e prejudicam o sistema. Dica: armazene o óleo de cozinha usado em garrafas PET e leve ao ponto de coleta da Concórdia Saneamento, na Travessa Lamonatto, 154.
- Plásticos, absorventes, preservativos e outros resíduos não se dissolvem e podem bloquear a rede.
- Obstruir a rede de esgoto é crime. Leis ambientais (Estadual 6.320/83 e Federal 9.605/98) preveem multas de até 4 anos de reclusão para quem causar poluição.