Fatura de água e esgoto mudará em janeiro, com novo visual e pagamento por PIX
Legislação nacional direciona padronização ao setor de saneamento; Mudança não terá custos adicionais ao consumidor
A partir de janeiro de 2026, a fatura dos serviços da Concórdia Saneamento estará de cara nova. A conta terá layout renovado, formato maior e mais informações aos clientes. Outra novidade é que será possível pagar a fatura por PIX, por meio de QR Code.
A mudança atende às diretrizes da Reforma Tributária do Consumo. A fatura passa a ser denominada Documento Auxiliar da Nota Fiscal de Água e Saneamento Eletrônica (Danfe-AG) e será a versão impressa da Nota Fiscal de Água e Saneamento Eletrônica (NFAg). A consulta da Nota Fiscal de Água e Saneamento Eletrônica poderá ser feita ao longo do ano, a depender de definições de órgãos governamentais, por meio de QR Code e chave de acesso.
A alteração na fatura faz parte de padronização nacional e deve garantir mais segurança, transparência e facilidade na consulta das informações da sua conta. A mudança será automática e trará mais benefícios para os clientes, que precisarão estar com seus cadastros atualizados junto à concessionária.
A Nota Fiscal de Água e Saneamento Eletrônica possui validade jurídica garantida por assinatura digital e autorização da Secretaria da Fazenda (Sefaz). Em caso de falha técnica, a nota poderá ser emitida em contingência – caso em que não é possível emitir a fatura eletrônica pelos sistemas oficiais da Receita em razão de problemas técnicos.
A nova nota fiscal deve oferecer mais segurança contra fraudes, consulta simplificada e rápida, padronização nacional para todos os consumidores e integração em tempo real com os sistemas fiscais.
Entenda as mudanças
- QR Code para pagamento via PIX (inicia em janeiro).
- QR Code para acessar a nota fiscal online (inicia ao longo de 2026).
- Mais clareza sobre os valores e tributos.
- Documento com validade jurídica e autorizado pela Secretaria da Fazenda.
No caso de dúvidas, entre em contato com a Concórdia Saneamento pelo 0800 687 4747 ou pelo WhatsApp 11 95020 6424.