Melhorias em instalações aumentam nível de segurança da ETE Natureza

Melhorias em instalações aumentam nível de segurança da ETE Natureza

Concórdia Saneamento renovou estrutura de alambrado e promove testes para buscar maior eficiência energética

A Concórdia Saneamento promoveu melhorias para aumentar o nível de segurança nas instalações da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Natureza. A unidade recebeu um novo alambrado e teve reformados portão e portas, garantindo mais segurança às operações e aos moradores do entorno. A companhia também executou, em julho, teste de intermitência de funcionamento dos aeradores com o objetivo de avaliar e implementar ações para maior eficiência energética e conforto sonoro aos moradores.

A ETE Natureza foi implantada em 1997, para atender à demanda de tratamento dos efluentes domésticos de 409 economias residenciais do bairro. O sistema de esgotamento sanitário é composto por uma rede coletora de 3,5 quilômetros de extensão e três estações elevatórias, responsáveis pelo bombeamento do esgoto até a estação de tratamento.

Conformidade legal e ambiental

Em média, mensalmente a ETE Natureza recebe 2.694,4 metros cúbicos de esgoto. São realizadas análises para acompanhamento do tratamento em laboratórios interno e externo, com coletas e análises semanal e mensal dos efluentes. Os resultados dos exames têm mostrado conformidade legal e desempenho ambiental satisfatório.

O gerenciamento de resíduos está integrado à rotina operacional e tem acompanhamento por registros padronizados. A gestão é conduzida com responsabilidade técnica e ambiental, em conformidade com os instrumentos legais e normativos vigentes.

Cobertura integral

Em Concórdia, o Plano Municipal de Saneamento Básico aponta déficits históricos no tratamento de esgoto. Atualmente, o índice de coleta e tratamento na cidade é de cerca de 25%. No entanto, os dados da área de influência da ETE Natureza demonstram um cenário específico de cobertura praticamente integral no bairro. A unidade foi instalada como uma solução descentralizada para atendimento do bairro Natureza e tem desempenhado papel relevante na melhoria das condições sanitárias locais.

A ETE Natureza está inserida em um processo de transição previsto pela Concórdia Saneamento, que tem foco na modernização do sistema e regionalização do tratamento. A estação deverá ser desativada e será substituída pela ETE Fragosos, que será construída com maior capacidade, desempenho tecnológico e potencial de atendimento a múltiplos bairros, adequando-se aos princípios do Marco Legal do Saneamento Básico, que estabelece a universalização dos serviços até 2033.