No Dia Mundial da Água, Concórdia Saneamento recolhe 500 litros de óleo de cozinha em ação coletiva no município

No Dia Mundial da Água, Concórdia Saneamento recolhe 500 litros de óleo de cozinha em ação coletiva no município

Ação integrada à iniciativa de logística reversa promovida pela prefeitura coletou ainda eletrônicos inservíveis, pilhas, baterias, lâmpadas, pneus e tampinhas plásticas.

A população de Concórdia se engajou ativamente da ação de logística reversa promovida na manhã deste sábado, Dia Mundial da Água. A Concórdia Saneamento participou da iniciativa da prefeitura de Concórdia com um ponto de coleta de óleo de cozinha na Rua Coberta, onde também foram coletados eletrônicos inservíveis, pilhas, baterias, lâmpadas, pneus e tampinhas plásticas. A Concórdia Saneamento recolheu cerca de 500 litros de óleo de cozinha em seus recipientes do programa Destino Certo, que continuarão recebendo os resíduos na loja de atendimento da concessionária, na Travessa Lamonatto, 154, no Centro. Cada entrega foi recompensada com a doação de uma muda de árvore nativa. Quem entregou óleo de cozinha recebeu um brinde sabão da Sabão Catarina.

Como descartar o óleo de forma segura?

Para garantir o descarte eficiente e evitar vazamentos que podem comprometer a coleta e o transporte, o óleo de cozinha usado deve ser armazenado em uma garrafa PET bem fechada antes de ser levado ao ponto de coleta.

  • Não despeje o óleo diretamente no lixo ou nos ralos.
  • Aguarde o óleo esfriar e armazene-o em uma garrafa plástica limpa e seca.
  • Leve a garrafa bem fechada até o ponto de coleta para garantir um descarte seguro.

Por que o óleo de cozinha é um vilão ambiental?

Nos rios e lagos

O óleo não se dissolve na água, criando uma película que impede a entrada de luz e oxigênio. Isso pode sufocar e matar peixes, além de comprometer o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos. No solo

Se jogado no solo ou descartado no lixo comum, o óleo de cozinha pode se infiltrar e chegar até o lençol freático, contaminando a água subterrânea. Além disso, pode formar uma camada impermeável no solo, dificultando a infiltração da água da chuva e aumentando o risco de enchentes.

No ar

Durante a decomposição do óleo de cozinha jogado no ambiente de forma incorreta, os microrganismos liberam gás metano, um dos principais responsáveis pelo aquecimento global.

Nos encanamentos

O óleo descartado no ralo da pia gruda nas paredes dos canos, retendo partículas sólidas e formando crostas que podem entupir a tubulação. Isso causa transbordamento do esgoto e aumenta o uso de produtos químicos para desobstrução, elevando ainda mais os níveis de poluição da água.

Reciclagem é a melhor saída!

Estima-se que cada brasileiro consume, em média, 15 litros de óleo de cozinha por ano. Se cada família descartasse apenas um litro de óleo a cada mês, o impacto ambiental seria gigantesco.

A boa notícia é que existem diversas formas de reaproveitamento sustentável do óleo usado:

✔ Produção de sabão biodegradável

✔ Transformação em biodiesel

✔ Fabricação de tintas a óleo

✔ Uso na produção de massa de vidraceiro

Faça a sua parte! Separe o óleo usado, armazene corretamente em uma garrafa PET bem fechada e entregue nos nossos pontos de coleta. Pequenas atitudes geram grandes impactos!

Galeria de imagens