Nova rede estabiliza pressão e deve melhorar abastecimento para 50 imóveis no bairro Itaíba

Nova rede estabiliza pressão e deve melhorar abastecimento para 50 imóveis no bairro Itaíba

Foram instalados 50 metros de tubulação em PVC 60 milímetros na Rua Aimorés, com três registros de manobra e uma Válvula Redutora de Pressão (VRP)

A implantação de uma nova rede de água no bairro Itaíba deve melhorar o abastecimento de cerca de 50 imóveis da região. A Concórdia Saneamento instalou aproximadamente 50 metros de tubulação em PVC de 60 milímetros na Rua Aimorés, além de três registros de manobra e uma Válvula Redutora de Pressão (VRP).

A melhoria beneficia também trechos da Rua Tupinambás e a parte alta da Rua Ângelo Redin, com o objetivo de garantir maior estabilidade e segurança no abastecimento.

Antes da intervenção, os imóveis eram atendidos pela adutora da Rua 29 de Julho. Em situações que exigiam o fechamento da rede para manutenção, havia dificuldades no restabelecimento da água. Com a nova configuração, os clientes passam a ser abastecidos diretamente pelo reservatório R25, localizado no bairro Redin.

A VRP instalada tem a função de estabilizar a pressão da água na área, reduzindo pressões elevadas para um nível menor e constante na saída. Após a conclusão do serviço, a Concórdia Saneamento mediu pressões variando entre 18 e 40 metros de coluna de água (MCA) na nova rede.

O que é pressão MCA

MCA é a sigla para Metro de Coluna de Água, uma unidade de medida utilizada em sistemas hidráulicos para indicar pressão. O valor representa a altura de uma coluna de água necessária para gerar determinada pressão.

Como exemplo, se um reservatório está localizado 20 metros acima da rede de distribuição, será necessária uma pressão mínima de 20 MCA para garantir o abastecimento adequado.