Reduzir perdas de 53% da água tratada é desafio para a Concórdia Saneamento

Equipes consertaram cerca de 50 vazamentos na primeira semana de operação na cidade, que tem média de 1,23 vazamento por quilômetro
O vazamento de água tratada em seus percursos pelo sistema de abastecimento é uma das causas da insegurança hídrica em Concórdia. Vazamentos na rede contribuem para que o volume de perdas na cidade chegue a 53%. Essa realidade mobiliza as equipes da Concórdia Saneamento, que recebeu mais de 70 chamados de ocorrências de vazamentos em apenas uma semana após o início da operação, no dia 28 de janeiro. No período, cerca de 50 vazamentos em ruas foram sanados.
A empresa especializada em pesquisa de vazamentos que está prestando serviço para a Concórdia Saneamento já localizou uma média de 1,23 vazamento por quilômetro. Isso significa que grande parte das intermitências no abastecimento na cidade é ocasionada pelo acúmulo de vazamentos invisíveis, que estão sendo mapeados e consertados.
“Se considerarmos a extensão da rede de abastecimento de água no município, estamos falando em mais de 500 vazamentos ocultos, que são aqueles que não afloram e que consomem água 24 horas por dia na distribuição do sistema”, detalha o superintendente da Concórdia Saneamento, José Roberto Epstein.
Além de vazamentos ocultos, os problemas são visíveis no asfalto da cidade. A maioria dos consertos efetuados nos últimos dias foi em locais que já haviam sido reparados anteriormente. Um dos vazamentos reparados esta semana foi na Rua Argentina, bairro Nações. O local já havia passado por intervenção anterior, mas voltou a apresentar o problema.
Além de combater a fuga de água, a Concórdia Saneamento está implementando mudanças para aprimorar a eficiência operacional do sistema. A empresa já iniciou uma pesquisa para mapear os vazamentos e falta de água. Para aperfeiçoar o sistema, a companhia utilizará tecnologias de modelagem hidráulica, setorizações, renovação de ativos, telemetria, automação, combate a perdas físicas e aparentes, aumento da capacidade de tratamento e de captação de água bruta.
Uma das metas, estabelecido em contrato com a prefeitura de Concórdia, é a redução de perdas no sistema de abastecimento de água de 53% para 25%. A Concórdia Saneamento fará esforços serão constantes, apoiados por um planejamento minucioso ao longo do período de concessão. “Serão investidos mais de R$ 300 milhões em obras estruturantes, com destaque à nova captação de água bruta junto ao rio Uruguai e uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), além de ampliação das redes coletoras de esgoto, novas elevatórias e ampliação das plantas de tratamento de esgoto”, afirma o superintendente da Concórdia Saneamento, José Roberto Epstein.
Canais de atendimento
Problemas de vazamentos ou abastecimento devem ser comunicados pelo fone 0800 687 4747 ou WhatsApp (11) 95020-6424. Os clientes também podem procurar a loja de atendimento, na Travessa Lamonatto, 154, no Centro, que funciona das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.
Concórdia Saneamento
A Concórdia Saneamento é uma sociedade formada por GS Inima Brasil e a Traçado Construções, consórcio vencedor da licitação feita pela prefeitura de Concórdia em 2024. A GS Inima Brasil é referência no setor de saneamento e tem como exemplos de sua atuação paulistas como Araçatuba, Ribeirão Preto e Santa Rita do Passa Quatro. Esses municípios são atendidos pela companhia e figuram no ranking das cidades mais bem saneadas do país, segundo as principais entidades setoriais, como o Instituto Trata Brasil e a ABES.