Tecnologia para detectar e mapear vazamentos na rede de água já está nas ruas de Concórdia

Tecnologia para detectar e mapear vazamentos na rede de água já está nas ruas de Concórdia

Pesquisa vai contribuir para a Concórdia Saneamento reduzir perdas no sistema, que atualmente chegam a 53% da água tratada no município

As perdas de água tratada na rede de abastecimento de Concórdia são um problema a ser combatido no município. Nesta quarta-feira (29), a Concórdia Saneamento deu início a um trabalho de pesquisa de vazamentos e verificação de falta de água, gerando um mapa de problemas que vai facilitar a organização dos consertos. A atividade de varredura na rede de água concordiense tem previsão inicial de durar 30 dias.

O serviço foi contratado junto à JR Saneamento e utiliza equipamentos específicos como hastes de escuta eletrônica e geofones – dispositivo para detectar e localizar vazamentos em tubulações subterrâneas que funciona como uma espécie de ultrassom, captando ruídos e vibrações sem a necessidade de quebrar pisos ou paredes. As hastes são acessórios complementares e captam ruídos e localizam vazamentos com precisão.

As primeiras escutas foram feitas no bairro Nações, com medições no asfalto e em hidrômetros. O contrato com a Concórdia Saneamento prevê a ação em toda a cidade, gerando um mapa de vazamentos e problemas na rede. Os problemas  serão classificados de acordo com o porte e impacto, para que seja dada prioridade de correção às situações mais graves.

Esse trabalho vai contribuir para que a Concórdia Saneamento avance no objetivo de reduzir as perdas de água no sistema – que atualmente atingem 53% da água tratada – e evitar interrupções no abastecimento de água na cidade. Além disso, a empresa vai promover a setorização das redes de abastecimento e outras ações operacionais para garantir o serviço aos clientes.

Concórdia Saneamento

A Concórdia Saneamento é formada por meio de consórcio entre a GS Inima Brasil e a Traçado Construções, vencedor da licitação feita pelo município em 2024. A companhia projeta investimentos em infraestrutura para ampliar redes de água e esgoto, estações de tratamento, novos sistemas operacionais e atendimento à população do município. Estão previstos cerca de R$ 300 milhões em investimentos ao longo dos 30 anos de contrato, sendo cerca de R$ 195 milhões nos sete primeiros anos, o que permitirá a geração de centenas de empregos diretos e indiretos e gerando um legado de prosperidade para milhares de concordienses.

Sobre a GS Inima Brasil

A GS Inima Brasil, integrante do grupo espanhol GS Inima Environment, líder mundial no setor de saneamento básico, atua em três segmentos com ativos de saneamento, industrial e serviços. Com mais de 30 anos de atuação no país, com crescimento consistente e sustentável alinhados aos princípios de ESG, a empresa fortalece a sua história e contribui para a universalização do saneamento no país, para a resiliência hídrica, com eficiência operacional e sustentabilidade.

No setor industrial, a robustez da companhia se apresenta em soluções customizadas, inovadoras e sustentáveis, com excelência na produção de água de reúso, tratamento de água e efluentes industriais. O grupo possui plantas de utilidades industriais nos Estados do Rio Grande do Sul, Espírito Santo (em construção) e São Paulo, como o Aquapolo, o maior empreendimento para a produção de água de reúso na América do Sul e um dos maiores do mundo.

Sobre o Grupo GS Inima

Presente em mais de 10 países desde 1955, o Grupo atua com operações em continentes como África, Europa, América do Norte, América Central e América do Sul. A GS Inima Environment possui expertise na captação e potabilização de água, dessalinização da água do mar, tratamento de esgotos domésticos, produção de água de reúso para a indústria e tratamento de águas e efluentes industriais, se destacando no cenário mundial pela ampla capacidade tecnológica para atuar em todo o ciclo da água.

Referência mundial em soluções ambientais, a GS Inima investe continuamente na pesquisa e desenvolvimento das tecnologias mais avançadas, dando especial atenção à integração ambiental de seus projetos para economizar no consumo de energia e reduzir as emissões de CO2 para a atmosfera.

Galeria de imagens