Testes no hidrômetro: prática auxilia a detectar possíveis vazamentos no imóvel e prevenir o desperdício de água

Testes no hidrômetro: prática auxilia a detectar possíveis vazamentos no imóvel e prevenir o desperdício de água

Cliente é responsável pela integridade das tubulações hidráulicas a partir do registro do cavalete, onde a concessionária entrega água potável para o consumo

Aumentos inesperados no valor da conta de água podem ser consequência de vazamentos ocultos nas instalações hidráulicas do imóvel. A Concórdia Saneamento informa que a responsabilidade da concessionária vai somente até a última conexão do cavalete, onde a empresa entrega água potável para o consumo. A partir deste ponto, o cliente é responsável pela integridade das tubulações. Uma maneira de verificar se existem vazamentos internos é por meio de testes que podem ser feitos periodicamente nas instalações do imóvel.

Vazamentos e desperdício de água podem estar em tubulações internas, descargas, torneiras ou até nos reservatórios de água. Para verificar se há vazamentos não visíveis, o indicado é fechar todas as torneiras e aparelhos que usam água dentro do imóvel e observar o hidrômetro. Se ele continuar girando, é sinal de que existe algum vazamento – veja abaixo dicas de como fazer dois testes diferentes.

A responsabilidade pelo conserto de defeitos hidráulicos internos é do consumidor. Se suspeitar de que pode haver perda de água a partir do teste do hidrômetro, é obrigação do cliente procurar suporte de um profissional para identificar e consertar o vazamento. Isso vai evitar desperdício, prejuízos e danos ao imóvel.

Veja o impacto dos vazamentos

Uma torneira pingando desperdiça 46 litros de água por dia. Em um mês, serão 1.380 litros, o que significa mais de um reservatório de água grande.

Já um vazamento de dois milímetros em encanamento interno desperdiçará 3.200 litros de água por dia, o equivalente a mais de 3 reservatórios de água diários. Em um mês, serão 96 mil litros de água (96 metros cúbicos) jogados fora. Em termos financeiros, a conta de água para 96 metros cúbicos chega a R$ 1.372,77, conforme a tarifa cobrada atualmente em Concórdia. Se o imóvel contar com serviço de coleta e tratamento de esgoto, o valor da conta pulará para R$ 2.745,54.

Esses números evidenciam que cuidar da rede hidráulica interna é vital para prevenir o desperdício de água e, mais, evitar surpresas desagradáveis na fatura.

Faça testes do hidrômetro 

Duas estratégias para identificar se existem vazamentos na rede interna do imóvel:

  1. Mantenha o registro do cavalete aberto e feche o registro do reservatório. Anote os números pretos registrados no visor do hidrômetro. Após uma hora, verifique se os números do hidrômetro se movimentaram. Em caso positivo, é sinal de que existe vazamento na tubulação entre o cavalete e o reservatório. Procure consertar o mais rápido possível!
  2. Mantenha abertos os registros do cavalete e do reservatório. Anote os números no visor do hidrômetro. Não abra torneiras, não dê descarga nem ligue eletrodomésticos que utilizam água. Após algumas horas, verifique os números do hidrômetro. Se houve mudança, é sinal de que existe vazamento interno após o reservatório. Procure consertar o mais rápido possível!

Galeria de imagens